A diversidade cultural
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Ela aborda a respeito de uma coexistência de várias etnias e culturas dentro da sociedade. Porém possui vários conceitos amplos, por exemplo, na Filosofia, procura explicar o pensamento humano através da diversidade de opiniões e na Antropologia que busca entender o pensamento humano através dos costumes, religiões, rituais, comportamento e hábitos.
Diversidade cultural faz com que a sociedade construa conceitos diferentes sobre crenças, religiões e o certo e errado. Os próprios conceitos de ética e moral divergem de uma cultura para outra, cada um tendo a sua exigência e respeito de acordo com a cultura. Muitos conflitos entre países ou até mesmo entre pequenas comunidades ocorrem por causa de intolerância da diversidade cultural, isto é, desrespeita/rejeita o modo de viver ou a forma que o país ou comunidade adquiriu para religião. Cada cultura é única e contém um patrimônio riquíssimo, com valores únicos.
O Brasil apresenta grande diversidade cultural. No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Paratins, a maior festa do boi-bumbá do país. No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão,