A DIVERSIDADE CULTURAL NAS DANÇAS BRASILEIRAS
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo. As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
PLURALIDADE DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA DANÇA EM NOSSO PAÍS
A dança é um instrumento cultural, carregada de uma linguagem universal: afinal, a dança é o mais antigo dos códigos de comunicação do homem, precedendo até mesmo a linguagem oral e escrita, e todos os povos do planeta criaram alguma espécie de dança para expressar, idolatrar, festejar, se comunicar. Isso faz com que a dança não seja apenas um conjunto de movimentos corporais regidos por um determinado ritmo, mas também traz informação e cultura, e é capaz de nos situar no mundo, seja no ponto de vista social e histórico. A dança envolve variados movimentos corporais, usa o corpo como instrumento cultural, uma vez que o corpo é o elemento principal que compõe o universo da dança. Ela desenvolve o processo criativo e o mais importante: ilustra o universo cultural pelo qual ela foi produzida.
A dança contém sequencias de movimentos corporais com um sentido definido, intencionalmente rítmicas, e culturalmente influenciadas, escolhidas de forma muito semelhante à escolha de sequencias de linguagem verbal, visual ou musical. Dessa forma, compreendemos