A DITADURA ATRAVES DAS LENTES DE UM FOTOGRAFO
O presente estudo buscou enfatizar a importância do trabalho do fotojornalista Evandro Teixeira para a memória brasileira. Suas fotos, sobretudo as selecionadas neste trabalho, ajudam a contar parte da História do país – a saber, o período do Regime Militar. Dessa forma, ateve-se ao seguinte problema de pesquisa: Qual a contribuição de Evandro Teixeira para a História brasileira, por meio de seu trabalho foto jornalística? O que há em suas fotografias, além do registro fiel dos fatos? Pode-se dizer que tal fotógrafo não só exerceu um verdadeiro papel jornalístico ao retratar tal momento histórico, como também utilizou sua câmera para lutar contra a repressão.
A câmera fotográfica foi a arma que escolhi para lutar contra a ditadura militar. Desde o primeiro momento, quando flagrei a tomada do Forte de Copacabana, na madrugada de 1º de abril de 1964, assumi o compromisso de registrar imagens que revelassem às arbitrariedades e as injustiças dos governos militares que tomaram de assalto à democracia de nosso País.
O principal objetivo desta pesquisa foi observar e analisar a linguagem fotográfica das imagens selecionadas, relacionando-as com a realidade vivenciada no período ditatorial. Foram estabelecidos como objetivos secundários a apresentação biográfica de Evandro Teixeira, bem como sua participação política na Ditadura Militar e sua contribuição para o acervo documental sobre o período.
1
A DITADURA ATRAVES DAS LENTES DE UM FOTOGRAFO
Foram selecionadas apenas oito imagens presentes na obra citada, consideradas suficientes para atender ao que se propõe esse estudo; diante disso, pode-se dizer que foi feita abordagem do material a ser trabalhado. Entretanto, o estudo foi feito com muita qualidade, pois se preocupou em examiná-las e contextualizá-las historicamente.
Os métodos qualitativos se