A DINÂMICA MICROECONÔMICA: UMA REDISCUSSÃO
A DINÂMICA MICROECONÔMICA: UMA REDISCUSSÃO
Lages 2009
RESUMO
Este artigo propõe-se a discutir a dinâmica microeconômica sob o enfoque da tomada de decisões da empresa em ambientes econômicos incertos.
Palavras - chave: dinâmica microeconômica; tomada de decisão; incerteza.
INTRODUÇÃO
A análise microeconômica convencional trata-se de um mundo hipotético criado para tentar explicar o sistema econômico. Conforme LISBOA (1998), muitas são as críticas ao pensamento neoclássico, adiciona-se ao debate a argumentação de que o pensamento neoclássico assegura consistência metodológica à compreensão do sistema econômico, pois não acompanhou as evoluções verificadas no ambiente econômico, como a maior concentração do capital, a rapidez do fluxo de informações, a flexibilidade do processo de produção e a alteração da noção de espaço econômico. Com este trabalho, pretende-se avançar no debate sobre a elaboração de alternativas de interpretação da estrutura dos sistemas econômico atual. A discussão do processo de tomada de decisão desemboca na avaliação da racionalidade econômica em um ambiente de incerteza, com base em tais elementos (ambiente, estratégia, capacitação e expectativas/incertezas), ilustra-se a presente análise com a apresentação de um modelo de análise da tomada de decisões.
Ambiente Concorrencial
O ambiente concorrencial é o local de validação das tomadas de decisões empresariais, da valorização ou não do capital. A tomada de decisão de uma firma será validada e confirmada como valor de sucesso somente nesse ambiente concorrencial, os aspectos políticos, institucionais, legais e sociais se somam às características específicas do mercado.
Conforme citam COUTINHO E FERRAZ (1994):
Estruturaram a análise da competitividade definindo três grupos de fatores: sistêmicos, estruturais e internos. Os fatores