A DINAMIZAÇÃO DO ECA COMO UMA DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS POSSÍVEIS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE À VIOLÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA – NUEC
CURSO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
MODULO V
A DINAMIZAÇÃO DO ECA COMO UMA DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS POSSÍVEIS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE À VIOLÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA
Suzana Maria Perlingeiro de Barros
NITERÓI
2013
INTRODUÇÃO
“Um ser humano tem o direito de viver com dignidade, igualdade e segurança. Não pode haver segurança sem uma paz verdadeira, e a paz precisa ser construída sobre a base firme dos direitos humanos”. (Sergio Vieira Mello)
O problema da violência nas escolas tomou novas proporções no Brasil, como também no mundo, tornando-se um fenômeno globalizado e passando a merecer a atenção de todos. O tema “violência nas escolas” tem suscitado diversos estudos que permitem constatar as dificuldades do sistema educacional em lidar com esse fenômeno.
A insensibilidade em relação aos direitos do outro, caracterizada por comportamentos de intolerância e desrespeito à diversidade, que surgem como agressões verbais, ofensas, ameaças e discriminações, contribuem para o estabelecimento e a manutenção de relações tensas e conflitos frequentes entre os integrantes da comunidade escolar.
Além das agressões físicas, possíveis traumas, sentimentos de medo e insegurança que prejudicam o desenvolvimento pessoal e integral das crianças e adolescentes, a violência impõe, também, baixo desempenho escolar dos alunos que, diante de um contexto de vulnerabilidade e insegurança, apresentam dificuldade de concentração nas atividades e se sentem desestimulados a comparecer às aulas, alimentando situações que favorecem a reprovação, a repetência e o abandono, gerando aquilo que se conhece como fracasso escolar.
Isso tudo, colabora para o aparecimento de um clima ruim que desgasta as relações sociais, especialmente porque se torna difícil criar e manter atitudes de cooperação e processos de identificação entre alunos, professores e demais