topografia 1
I - DEFINIÇÃO Topografia é o conjunto dos princípios, métodos, aparelhos e convenções utilizados para a determinação do contorno, das dimensões e da posição relativa de uma porção limitada da superfície da terra, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre. Assim, pode-se, sempre, figurar em um plano a imagem da região considerada, o que equivale a projetar sobre um plano, que se supõe horizontal, não só os limites da superfície a representar como todas as particularidades notáveis, naturais ou artificiais, do terreno, conforme exemplifica a figura 1. Etimologicamente, a palavra topografia deriva do grego “topos” ( lugar ) e “graphen” ( descrever) , significando a “ descrição exata e minuciosa de um lugar ”.
Cada ponto da superfície física, A,B e C, (fig. 1) é projetado verticalmente sobre o Geóide, em Ao, Bo e Co; o conjunto de todos os pontos constitui a representação planimétrica do terreno. Para conhecer a posição efetiva dos pontos A,B, etc. basta pois determinar e representar convenientemente, com números ou com curvas de nível, os comprimentos dos segmentos AoA, BoB, CoC, etc., ou seja as altitudes dos próprios pontos.
II - DIVISÃO DA TOPOGRAFIA
1. TOPOMETRIA - PLANIMETRIA E ALTIMETRIA
2. TOPOLOGIA
3. TAQUEOMETRIA
4. FOTOGRAMETRIA
1. TOPOMETRIA: Estuda o conjunto de métodos empregados para a obtenção de elementos geométricos necessários para o traçado da planta.
1.1 PLANIMETRIA : Representa em projeção horizontal os detalhes existentes na superfície. As medidas angulares e lineares são efetuadas em planos horizontais, obtendo-se portanto, ângulos azimutais e distâncias horizontais.
1.2 ALTIMETRIA : Determina as cotas ou distâncias verticais de um certo n de pontos referidos ao plano horizontal de projeção.
2 TOPOLOGIA : Estuda as formas exteriores da terra e leis que regem o seu modelado.
3 TAQUEOMETRIA : Tem por finalidade o levantamento de pontos do