A dimensão técnico-operativa do trabalho do assistente social.
Cristiane Maria Castro de Jesus
Tutora Mônica Alves
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES0741) – Módulo IV
27/08/2010
RESUMO
A questão social como objeto do trabalho dos Assistentes Sociais desenha-se na sua instrumentalidade e prática. A formação profissional exige cada vez mais qualificação teórica e prática e é vista como uma profissão interventiva, requer um domínio de um instrumental técnico-operativo, teórico-metodológico e ético-polítco. Com a diversidade de atuação em vários espaços o serviço social se fez indispensável em sua trajetória histórica, construindo no decorrer das últimas décadas diretrizes norteadoras baseadas na legitimidade da profissão.
Palavras-chave: Questão Social; Instrumentalidade; Diversidade de Espaços.
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social se constitui enquanto expressão de necessidades sociais derivadas das políticas das classes sociais. O fazer profissional e suas expressões na conjuntura brasileira contemporânea exigem um tratamento acerca da questão social, pois esta se apresenta como objeto, matéria prima do trabalho dos Assistentes Sociais, desenhando sua especificidade e sua instrumentalidade. As transformações vivenciadas na sociedade contemporânea, principalmente no que se refere à diversificação e a ampliação da questão social, exigem a analise das demandas colocadas à profissão na atualidade considerando as reais necessidades dos sujeitos demandantes.
A formação profissional demanda cada vez mais a qualificação teórica e prática nas ações da prática profissional do assistente social. Grandes avanços foram alcançados pelo serviço social na contemporaneidade, através de discussões teórico-metodológicos, éticos e políticas. Hoje existe um projeto profissional amplamente discutido e coletivamente construído no decorrer destas últimas décadas. As diretrizes norteadoras desse projeto se desdobraram