A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO TRABALHO E A RELAÇÃO COM O REDUCIONISMO AO ECONOMICISMO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

8481 palavras 34 páginas
A DIMENSÃO ONTOLÓGICA DO TRABALHO E A RELAÇÃO COM O REDUCIONISMO AO ECONOMICISMO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Polyana Imolesi Silveira de França
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Uberlândia

Robson Luiz de França
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Uberlândia

1. INTRODUÇÃO
A centralidade do trabalho na sociedade contemporânea tem sido discutida sobre diversos enfoques ideológicos a partir de considerações que envolvem a questão do desemprego crescente e da empregabilidade anunciada como meta política, social e de condição para distribuição de renda.
Apesar da defesa de Habermas, 1987, Rifkin, 1995 entre outros que defendem o fim do trabalho para uma sociedade que conseguirá alcançar essa condição entendemos que cresce a preocupação da presença da sombra do desemprego conforme Castel (1998, p.157),
Foi à relação com o trabalho que mudou profundamente. Ele é daqui para frente vivido por muitos como inquietação. O medo de perder o emprego predomina [...] Mas, é ainda sobre o trabalho, quer se o tenha, quer este falte, quer seja precário ou garantido, que continua a desenrolar-se, hoje em dia, o destino da grande maioria dos atores sociais.
A classe trabalhadora está submetida, historicamente, a um processo de exploração perverso no contexto da acumulação flexível. Essa exploração é liderada pela classe burquesa que detém o capital financeiro mundializado.
Castel (1998) demonstra que a classe trabalhadora está desamparada pelo próprio Estado de Bem Estar Social. Esse abandono ocorre de forma diferente conforme o país ou seja o desamparo é proporcional ao desenvolvimento social e cultural dos países. De uma forma ou de outro fez ruir em maior ou menor grau os direitos sociais conquistados pelos trabalhadores por meio políticas implícitas e explicitas governamentais.
No Estado de Bem Estar Social para Castel (1998), o trabalho era parcialmente desmercadorizado e, nos moldes atuais,

Relacionados