A diferença de mercado e industria
Bom, para começar essa resenha, Mercado seria um espaço definido onde os vendedores comercializam seus produtos ou serviços para o público consumidor. Já a Indústria, seria uma mistura, um conjunto de empresas que atuam de alguma forma em uma mesma linha de produtos ou serviços semelhantes.
A Arbitragem pode ser entendida como uma forma de negociar valores da venda e compra com o principal objetivo de obter ganhos econômicos sobre a diferença de preços existentes, ou seja, comprar algum produto abaixo do preço comercializável em uma localidade e vender por um preço alto em outro lugar.
O preço predatório, por sua vez, é a atitude de vender o produto ou serviço abaixo do preço do mercado para eliminar os rivais ou criar barreiras para não existir competidores e, consequentemente depois de eliminar os tais, elevar os preços novamente para assim, obter ganhos por um longo prazo.
Continuando nesse mesmo assunto, temos o mercado competitivo e o mercado não competitivo. No mercado competitivo, nenhum comprador ou vendedor pode, individualmente, influenciar o preço de um produto. Exemplo: Mercado agrícola, mercado de eletrônicos em geral... Já no mercado não competitivo, os produtores podem, individualmente, influenciar no preço. Exemplo: Petróleo, distribuição de energia...
As commodities são produtos básicos, de amplo consumo, que podem ser estocadas por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade. Elas são geralmente matérias-primas, ou seja, não passaram por algum processo industrial.
O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) é uma forma de medir a variação do preço médio de um conjunto de bens e serviços. O Índice também é usado para observar as tendências da inflação. No Brasil, o órgão que executa a pesquisa é a FIPE(Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
O Preço Nominal é o preço absoluto de um serviço ou mercadoria no momento de sua venda. O Preço Real é o preço da mercadoria em relação a uma medida agregada dos preços.