A desigualdade social provoca a violencia urbana
Conceito de desigualdade social - De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceram também a miséria, as disparidades sociais – educação, renda, saúde, etc. – a flagrante concentração de renda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade e a violência. Podemos destacar está última como um dos principais itens de desigualdade social.
Conceito de violência urbana - que é o termo usado para designar ataques relativamente sérios à lei e à ordem pública que vêem a violência se exprimir em uma ou mais cidades de um ou mais países.
A desigualdade social provoca a violência urbana?
Sim, pois alguém que está economicamente desfavorecido tende, a buscar alternativas de se igualar aos outros, e se não tem acesso a isso de uma forma honesta, parte para violência, e outros tentam se vingar de sua condição através da mesma.
Exemplos: Todos estão vulneráveis a sofrer diretamente com a violência urbana que se reflete nos grandes centros e principalmente nas periferias:
Fato – Verídico: Eu mesma fui vítima da violência urbana e que aqui descrevo:
Estava eu saindo para mais um dia de trabalho pela manhã (aproximadamente ás 07h00min horas) e um indivíduo me abordou perguntando que rua era aquela que ele estava. Ele se aproximou de mim com o capacete de motocicleta na cabeça, e eu na minha falta de malícia me virei para informar o que ele havia solicitado. Em seguida ele puxa uma arma e aponta em minha direção pedindo brutalmente e me empurrando, que eu passasse o celular que estava em meu poder. Na hora fiquei extremamente nervosa e por algum momento não entendi porque aquele homem estava gritando e me xingando. Foi quando eu percebi que ele estava encostando