A descoberta do ouro pelos bandeirantes paulistas deu início a um novo ciclo
De acordo com o "Regimento do Ouro" de 1702, qualquer jazida aurífera encontrada na colônia seria confiscada pela Coroa e dividida em "datas" (lotes onde o ouro podia ser garimpado). O descobridor da jazida escolhia a primeira data e, a seguir, a coroa reservava-se o direito de escolher para si a segunda. As datas restantes eram leiloadas e, ao final do leilão, a data do rei também era arrematada. Neste processo, pode-se notar a intenção do governo português de arrecadar a maior soma possível no menor espaço de tempo. A Coroa portuguesa criou também um imposto de 20% de todo o ouro extraído na colônia. Tal tributo, conhecido como quinto, era demasiado alto e estimulava toda a sorte de práticas contrabandistas. Para coibir o contrabando, a partir de 1720, passam a funcionar as Casas de Fundição, encarregadas de derreter todo o ouro encontrado, transformando-o em barras com o selo da coroa, e, então, cobrar o quinto. Em 1735, foi criada a capitação que cobrava o equivalente a 17 gramas de ouro por escravo que trabalhasse em uma lavra.
Com descoberta do ouro começou a ter uma ascenção social mto grande,ou seja, uma pessoa pobre podia achar uma quantia em ouro e ficar rico do dia para noite. E tbm devido a impostos podiam ficar pobres. Com isso teve um restruturação da piramide social
O garimpo era a principal renda do século dezessete.
Depois de extraido o ouro era exportado e a maior renda era de Portugal que por ter dividas com a Inglaterra ainda sim n conseguia lucra muito. Por causa do ouro o numero de habitantes aumentou mto.
A quantidade de ouro retirada no Brasil foi imensa. Só de 1750 à 1755 foi retirado quase 15 toneladas d ouro do