Olho Humano
O olho Humano
Trabalho realizado por:
Bárbara Barbosa Dias
7 De Dezembro de 2010
Índice:
Introdução
Desenvolvimento
Doenças oftalmológicas que podem causar perda de visão
Conclusão
Bibliografia
Introdução:
Neste trabalho vou falar, e referir a função de cada um os principais constituintes do olho, e de uma doença de visão, o daltonismo, entre outras. O olho é um dos órgãos mais importante do corpo, sendo ele quem torna possível a visão, tal como iremos abordar mais a frente tudo isto com mais pormenor.
Desenvolvimento:
Constituição do olho
Funcionamento dos principais constituintes
Pupila - Orifício que abre mais em locais pouco iluminados e facha em locais muito iluminados controlando a quantidade de luz que entra no olho.
Retina – Tem células sensíveis, Essas células são as cones e as bastonetes.
Cristalino – Lente transparente responsável pela formação da imagem.
Nervo óptico – Envia impulsos eléctricos que decifra a imagem.
Córnea – Camada protectora transparente.
Íris – Zona colorida dos olhos, que controla a quantidade que entra no olho.
Doenças de visão
Daltonismo
O daltonismo é uma doença que afecta a retina do olho ocular. Na retina encontra-se dois tipos de células, as células cones ou as células bastonetes. As células cones e bastonetes são células sensíveis e responsáveis pela percepção das cores.
O daltonismo é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética.
A miopia
A imagem é focada à frente da retina e traduz-se por uma dificuldade de visão ao longe. Um olho míope é normalmente maior que o normal e é mais propenso a algumas doenças. Requer atenção especial por parte do médico oftalmologista.
Hipermetropia
É um defeito