FASE
A meta a ser alcançada é de valorizar os profissionais de magistério na educação básica. “A porcentagem atual é de 51,7% 2012 tem como o objetivo alcançar 100% em 2023. ”
O salário dos professores é muito baixo comparando com o trabalho e a grande responsabilidade como profissional, pois em uma sala de aula há alunos com grandes habilidades de aprendizagem, muitos se esforçam para aprender e respeitam o mestre. Porem temos alunos que tem dificuldades, outros imperativos que não respeitam o professor e os demais colegas. Sendo que se torna um desafio muito grande para o profissional que busca estratégias para que esses alunos entendam o que é passado. Perante a isso observamos a pouca quantidade de estudantes que não cursam o magistério ou fazem licenciatura de graduação. Preferem deixar de lado o sonho de ser professor para pensar em algo que lhes de uma vida mais lucrativa e tranquila. Estratégias
“Piso salarial nacional”: é o menor salário pago para os trabalhadores como profissionais da educação. As estratégias da meta é acompanhar junto aos estados e municípios a atualização do piso salarial.
“Pnad”: corresponde a uma pesquisa feita Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística investiga diversas características sociedade, como população, educação, trabalho, rendimento, habitação, previdência social, saúde, etc.
“Plano de carreira”: objetivo é implementar planos de carreira para os profissionais da educação. “Piso Salarial Profissional Nacional e Plano de Carreira são duas conquistas que se complementam. Uma de nada vale sem a outra. Mas, ainda assim, para não ficarmos de mãos vazias, que é a intenção do Governo do Estado, somos exigidos a lutar pelo Piso e, ao mesmo tempo defender o plano de carreira. ” As carreiras dos profissionais da Educação Básica são regidas pelos estatutos e planos de carreira dos estados e municípios. Contudo, tramita no Congresso Nacional o PL 1.592/2003, que busca fixar diretrizes