A Democracia e o Totalitarismo
Aluna: Mirielle Araújo da Cunha Série: 3º ano 04
Trabalho de História
A Democracia e o Totalitarismo
Os regimes de governos totalitário e democrático são muito diferentes entre si, podendo até mesmo o primeiro ser considerado oposto do segundo. O Brasil já vivenciou fases de ambos os regimes e atualmente é regido por uma democracia.
Uma das fases na qual o Brasil vivenciou um governo autoritário e totalitário foi na era Vargas, após a instituição do Estado Novo em 1937. Nesta fase percebemos diversas características totalitárias, pois Getúlio Vargas fechou o senado, reprimiu as manifestações populares contra o seu governo, manipulou as mídias a seu favor, eliminou as eleições e principalmente refez a constituição com leis de seu interesse (foi uma constituição outorgada).
As características da democracia são basicamente a autonomia individual, liberdade para exercer qualquer profissão no país, liberdade para defender ou criticar o governo, direito ao voto, igualdade perante a justiça. Nós no Brasil vivemos uma democracia representativa, na qual votamos, por meio de voto direto e secreto, em algum candidato que possua interesses que mais se aproximem dos nossos e elegemos assim um representante que exercerá frente a outros países e administrando nosso país o cargo de presidente. Nas democracias, além do voto para escolha de representantes podemos votar ainda em ideias, por meio de plebiscitos. Os plebiscitos são organizados sempre que um projeto de lei gera muita polêmica.