A dança e o idoso
A dança se faz presente na história humana, sendo um marco de cultura, crença e participação da comunidade. Ela é uma manifestação artística e uma forma de comunicação que se faz a partir do próprio corpo humano, nas suas interações com o ambiente. São praticadas por pessoas de diferentes faixas etárias, gênero, cultura e sociedade. Em se tratando de pessoas idosas a vivência de dança pode ocorrer em diversos espaços e sendo uma atividade física bem aceita pelos idosos, pois favorece as recordações pessoais, apresenta uma grande riqueza de gestos e movimentos, contribui para a expressividade e criatividade. O trabalho com dança para idosos vem se expandindo nos últimos anos em programas vinculados a entidades/instituições governamentais e não-governamentais. A dança é uma atividade física que pode ser desenvolvida nos programas para idosos, pois é de fácil aprendizagem, prazerosa e de interesse da maioria dos idosos.
Benefícios para os idosos
A dança quando praticada regularmente possibilita a aquisição de habilidades e auxilia no(a): - Deslocamento, junto com outra pessoa ou grupo, de forma harmônica e no ritmo da música; - Conhecimento de seu corpo; - Melhora da capacidade motora, articular, muscular e cardiorespiratória, permitindo um conjunto de movimentos cada vez mais complexos; - Fortalecimento do tônus muscular, principalmente pernas, glúteo e abdome; - Prevenção da senilidade precoce, esclerose vascular, debilitação física, depressão e outras doenças de origens degenerativas; - Contribuição para uma melhoria do desempenho cognitivo e global do indivíduo envelhecido; - Memorização, atenção e concentração; - Assimilação de novas informações.
Outros benefícios que a prática da dança proporciona aos idosos são: - maior colaboração e cooperação; - contato com pessoas de interesses semelhantes; - desenvolvimento e estimulo das capacidades criativas dos alunos; - melhora da auto-estima e auto-imagem; -