dança de salão para idosos
Verificou-se através deste o gênero, a faixa etária, estado civil e aposentadoria dos mesmos. Os resultados seguem em figura abaixo:
Gráfico 1 Gênero dos idosos praticantes de Dança de Salão
Fonte: Dados coletados pelo pesquisador. No gráfico 1, observou-se que grande parte dos idosos praticantes de Dança de Salão é do sexo feminino (33) e o restante do sexo masculino (17). Segundo dados do (IBGE, 2004, p. 03), o contingente de homens diminuiu em relação ao das mulheres, mostrando que a sobre vida feminina tem aumentado em relação a dos homens.
Gráfico 2 Faixa etária dos idosos praticantes de Dança de Salão
No gráfico 2 observou-se a distribuição dos idosos praticantes da Dança de Salão através da faixa etária. Estes foram classificados mediante frequência em duas faixas etárias distintas: 65 à 69 anos de idade e 70 a 74 anos de idade. Cada vez mais vem se notando a aderência de idosos à prática de atividades físicas, pois existe um processo de conscientização por parte dessa população especial, que passou a acreditar que o exercício ire contribuir para um processo de melhora da qualidade de vida, na prevenção, e até mesmo no combate a algumas patologias relacionadas ao envelhecimento.
Qualidade de vida na percepção dos idosos praticantes de Dança de Salão Com intuito de investigar a qualidade de vida do idoso praticante de dança de salão, verificam-se as atividades realizadas pelos mesmos, suas dificuldades e êxito na sua realização, bem como fatores psicológicos, internos e externos que prejudicassem o desempenho de suas tarefas.
Nos gráficos 5 e 6 observou – se a percepção dos idosos praticantes de Dança de Salão em relação a sua saúde atual e há um ano atrás. Segundo a percepção dos mesmos pode-se notar que os idosos que afirmam ter uma saúde muito boa (25) são a maioria, sendo baixa a expectativa de que a sua saúde vai piorar. Esta expectativa dos idosos se deve, e parte devido à prática sistematizada de atividades