A CULTURA
Cultura é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. A cultura procura alcançar ou representar o saber experiente de uma comunidade apreendido através da organização do seu espaço, na ocupação do seu tempo, na manutenção e defesa das suas formas de relação humana e conceitos médios, chegando àquilo a que podemos chamar a sua alma cultural no sentido das normas de condutas ideais estéticas e formas de apresentação, tudo concebido à sua medida. Obtém esses resultados no cotidiano tanto fortuito como regular, como ainda nas suas expressões de festa, homenagem e sacrifício. Pode ser entendida como um conjunto de características distintas espirituais, materiais, intelectuais e afetivas que caracterizam uma sociedade ou um grupo social. Abrange, além das artes e das letras, os modos de vida, os sistemas de valores, as tradições e as crenças. Ela é o conjunto da arte, da linguagem e do lazer; que são elementos essenciais para nossa vida, nem percebemos que tudo isso é cultura.
Muitas pessoas não sabem identificar qual é a sua cultura, e muitas vezes acabam sendo preconceituosos com semelhantes referente a cultura que o outro pratica, mas assim está criticando a si mesmo, por não ter o conhecimento sobre cultura. Temos dificuldade vermos o mundo com os olhos dos outros.
Uma cultura etnocêntrica é uma cultura egoísta, que não aceita nada diferente, onde há uma descriminação para qualquer desvio dessa cultura, e o maior perigo disso tudo é não estar aberto para o novo, pois devemos nos adequar ao novo, e podemos pensar diferente do que aprendemos, podemos querer ser diferente dos demais, e criar uma nova cultura.
Com o passar dos anos a cultura vai se modificando, vai se adequando aos novos costumes, e temos que ser flexíveis, e aceitar o novo, pois nem sempre o velho é o correto e sim o novo pode tornar nossa vida mais feliz.
A transformação da sociedade brasileira se dará, sem dúvida, pela cultura. A grande