Estruturas Metalicas Tens O
PARA REFORÇO DE UM EDIFÍCIO DE PEQUENO PORTE
Luís Costa Neves1 e Luciano R. O. de Lima2
RESUMO
Este trabalho refere-se à concepção e processo construtivo de uma estrutura mista aço betão com vista à ampliação e reforço de uma estrutura de betão armado existente.
A demolição de um muro de cave, suporte de uma laje e de pilares suportando dois pisos estruturais superiores, em betão armado, levou à sua substituição por uma viga mista aço-betão com 10 m de vão, apoiada nas suas extremidades por uma parede de betão e por uma viga transversal mista suportada por pilares metálicos.
Os condicionamentos associados ao processo construtivo ditaram a colocação da viga paralelamente ao muro, cuja demolição provoca o funcionamento da viga metálica simples.
Nesta fase, foram implantados pilares metálicos provisórios intermédios com vista a limitar os esforços de flexão na viga e as deformações associadas. Posteriormente, foram realizadas aberturas na laje sobre a viga, permitindo instalar no seu banzo superior conectores do tipo perfobond rib. Após betonagem, cura, e demolição dos pilares intermédios provisórios, a viga funciona como mista.
Apresenta-se uma descrição geral do problema, a solução estrutural adoptada, o seu processo construtivo, e a análise dos conectores com vista à transmissão da totalidade dos esforços de corte entre a viga metálica e a laje de betão armado.
1. INTRODUÇÃO
Neste artigo descreve-se uma estrutura mista aço-betão colocada num edifício de pequeno porte em construção, com o objectivo de proceder a uma modificação na arquitectura com implicação sobre a estrutura, já edificada. Tratava-se de, entre outras intervenções não descritas neste artigo, executar a ampliação de uma zona de cave, demolindo um muro de cave entre os pontos A e B da Fig. 1 (ver também Fig. 4). Esse muro suportava acções
1
Professor Auxiliar, Departamento de Engenharia Civil, Universidade de Coimbra, e Struplano Engenharia,Lda.