residuos solidos
O presente trabalho constitui no colapso do saneamento ambiental, alertando a necessidade que lixo produzido pela população receba o tratamento adequado para não gerar a degradação do meio ambiente e prejudicar a nós mesmos, sendo que falta de água potável e de esgotamento sanitário que é responsável hoje por doenças e internações hospitalares. Alem disso os esgotos domésticos e industriais são liberados sem qualquer tratamento nos mananciais de água, motivo que tem vindo a construir um fator de crescente preocupação sendo que muitas situações de lixões estão situados as margens de rios, lagoas sendo outro foco para o problema.
O lixo possui definição de material inservível e não aproveitável, mais na atualidade com o crescimento da indústria de reciclagem sendo considerado um crescimento relativo, os resíduos considerados inaproveitáveis poderão ser reaproveitados gerando renda a indústria e a população.
2. Tratamento de Resíduos Sólidos 2.1 Resíduos Sólidos Urbanos 2.1.1 Classificação O lixo é classificado pela sua origem e produção e pode se classificado da seguinte maneira:
Domestico: gerado basicamente em residências;
Comercial: gerado pelo setor comercial e de serviços;
Industrial: gerado por indústrias;
Hospitalares: gerado por hospitais, farmácias, clinicas, etc.;
Especial: podas de jardins, entulhos de construções e animais mortos.
2.2 Destinos do Lixo 2.2.1 Resíduos Descartados sem Tratamento Se o tratamento do lixo não for adequado, ele pode causar sérios danos ao meio ambiente, podendo citar:
Poluição do solo, onde representa uma séria ameaça à saúde publica tornando o ambiente propicio para o desenvolvimento de transmissores de doenças.
Poluição da água, através da percolação do liquido gerado pela decomposição da matéria orgânica presente no lixo, associados com as águas pluviais e nascentes existentes nos locais de deposito do lixo.
Poluição do ar, provocado por formação de gases pela decomposição de resíduos do lixo,