a cultura
TRABALHOS ESCOLARES
A CULTURA
Você consegue imaginar um povo sem cultura?
Conceito e Estrutura da Cultura
Todo grupo social desenvolve formas de expressar seus pensamentos, suas tradições, seus valores, suas formas de artes. A essa maneira de expressar, mediante um comportamento específico, ou mediante a música, dança, teatro, pinturas, religiosidade, literatura denominamos cultura.
Dentro do campo de estudo das Ciências Sociais – que compreende
Legenda: Pintura de mulher persa a Sociologia e a Ciência Política (da qual falaremos mais tarde) – há com músicos no Palácio dos Oito também os estudos específicos da Antropologia, que se desenvolveu paCéus, Irã. ralelamente à Sociologia, mas com um olhar mais voltado para o desenvolvimento do homem e suas formas de expressão cultural.
A Antropologia não é semelhante aos estudos folclóricos. Mesmo que, no início, tenha se valido das iniciativas dos folcloristas (estudiosos do folclore), ao longo da história ela se equipou de métodos e formas de análises mais complexas e completas, diferentemente dos folcloristas que tinham grande preocupação em apenas relatar certas manifestações culturais.
Nascida na Europa e sistematizada por Bronislaw Kasper Malinowski (1884-1942), a Antropologia, a princípio, se propôs a estudar as sociedades diferentes do seu contexto de surgimento, como as comunidades da Oceania e as africanas. E foi exatamente por isso que surgiram algumas questões relativas ao etnocentrismo.
Por estarem muito arraigados ao seu contexto cultural, os primeiros estudos antropológicos analisavam a cultura dos outros povos baseados nas regras da sociedade dos pesquisadores, o que dificultava o entendimento dos grupos analisados, pois eles não compartilhavam dos mesmos elementos culturais.
Etnocentrismo e Desenvolvimento da Antropologia
No desenvolvimento das pesquisas antropológicas, duas correntes de pensamento se afirmaram, ambas tendo como base uma premissa