A CULTURA E VIDA NO MUNDO
2. Índice 1. Mutações na Estrutura Social e nos Costumes; 1.1. “Belle Époque” (finais do século XIX – 1914) 1.2. Loucos Anos 20 1.3. A emergência da cultura de massas 1.4. Os novos caminhos da ciência 1.5. Ruptura e inovação nas artes e na literatura: a) Os movimentos artísticos de 1900 a 1914; b) Os movimentos artísticos de 1914 a 1939.
3. 1.1. A “Belle Époque” A industrialização originou o crescimento , mas também a oposição de dois importantes grupos sociais – o operariado e a burguesia. A economia facilitou o luxo, a ostentação e a procura de prazer por parte da alta burguesia. Esta, a média burguesia e as classes médias em ascensão, viveram um período de prosperidade: a “Belle Époque”. Estas pessoas : Vestem-se de forma elegante; Frequentam os cabarés; Gostam de desporto e de viagens. O operariado: vive com dificuldades económicas e sociais --» desenvolvimento do movimento sindical. Surgem as classe médias , ligadas ao desenvolvimento do sector terciário, que tiveram um papel importante nas sociedades industrializadas e foram a base de novos partidos políticos. Delas surgiram os líderes das novas democracias.
4. 1.2. Loucos Anos 20 Surgem, como consequência da 1ª Guerra Mundial, novos valores, novos hábitos, novos comportamentos, profundamente marcados pela avidez e pela euforia de viver. Emancipação feminina : independência face aos homens; comportam-se de maneira mais livre e independente; lutam pelo direito de voto, por melhores condições de trabalho e pela igualdade entre homens e mulheres; vestem-se de forma diferente (saias mais curtas, cabelo “ à la garçonne”). Vida nocturna: aumento do número de cafés, restaurantes, locais de convívio e cabarés; surgem: o Jazz, o charleston, o foxtrot e o tango.
5. 1.3. A emergência da cultura de massas ( ou seja, a cultura acessível a toda a gente) Factores do seu aparecimento : a) desenvolvimento dos transportes e comunicações b) expansão das classes médias; c)