A cultura do palco
Disciplina de: História e Cultura das Artes
Modulo6: A cultura do Palco
TRABALHO REALIZADO POR:
PATRÍCIA GODINHO
Nº 18
11ºC 2
O ANTIGO REGIME
O antigo regime dura entre 1618 e 1714.
O antigo regime é considerado o auge literário e artístico pelo
Barroco e classicismo, também é considerado o Grande Século pelo seu esplendor. Hoje em dia consideram-no como uma época de crise tanto a nível económico como espiritual, foi uma época de muitos conflitos devido a motivos económicos, políticos e religiosos, como a guerra dos Trinta Anos.
FATORES QUE CARATERIZAM O
SÉCULO XVI
As duvidas religiosas na Europa e no interior dos próprios estados: a reforma protestante e contra-reforma provocaram lutas e perseguições, abalaram a confiança religiosa das populações, destabilizaram a sociedade e a economia, interferiram na politica, limitaram as produções artísticas, culturais e cientificas.
A afirmação dos estados soberanos, com a instauração do absolutismo e do parlamentarismo
Desenvolvimento das práticas capitalistas.
A permanência da uma sociedade de ordens: interessava ao poder uma sociedade submissa.
A convivência de opostos, entre a liberdade e a proibição na produção cultural, artística, cientifica, técnica, e na vida da
A EUROPA DA CORTE, O MODELO DE VERSALHES
No século XVII, entendia-se por corte a casa/palácio de grandes e poderosos: reis, príncipes, bispos e aristocratas, situavam-se nas cidades, ou então nos arredores e era habitada pela família, pela sua criadagem, homens de armas e pelos reis, príncipes, nobres, entre outros.
Aliada às tendências absolutistas do Antigo Regime, surgiu a grande corte régia (a corte - estado), tinha como finalidade regulamentar as dependências sociais da aristocracia através de um código de comportamentos e de etiquetas, e orientá-la para a obediência e até para culto à pessoa ao rei,