ensaio
AUTORIZAÇÃO: DECRETO Nº92937/86 DOU 18.07.86 –RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº909/95, DOU 01.08.95
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO Dr. SALVADOR DA MATTA
IPIAÚ-BAHIA
Mulher submissa (Bertoleza) X Mulher insubmissa (Rita Baiana) Geane Nascimento de Jesus
[...] E o demônio da mulher ainda encontrava tempo para lavar e consertar, além da sua, a roupa do seu homem, [...] (AZEVED, Aluísio. O Cortiço. cap.I, p. 17).
--- Que espie as vezes que quiser! Bradou a Rita. Pois então a gente não é senhora de estar um domingo em casa a seu gosto e com os amigos que entender?!...Que vá pro diabo que o lixe! Eu não como nem bebo do que é dele! (AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. cap.VII, p.65). Na história a figura da mulher na literatura foi representada de várias formas, idealizada no Romantismo e objetiva no Romantismo e Naturalismo. Neste ensaio a mulher é representada no contexto estético naturalista, através do estudo sobre as personagens Bertoleza e Rita Baiana no romance O Cortiço.
Embora o romance O Cortiço trás observações do papel da mulher na literatura por meio da categoria narrativa Personagem, podendo ser identificada a presença feminina de forma específica por meio das personagens Bertoleza e Rita Baiana e identificando nestas a mulher através da exposição de escrava na sociedade e da sensualidade. Observamos nesta citação a opinião de Massaud a respeito da importância do romance O Cortiço.
O Cortiço Trata-se de um Romance, E um Romance de grande importância no Naturalismo “(...) O Romance (...) espelho dum povo, a imagem fiel duma sociedade” (MASSAUD, 1976. p.159).
Por isso, o dramaturgo cita a presença feminina no Naturalismo focando um vínculo entre homens e mulheres, por séculos, mantém caráter exclusivo tanto no Naturalismo quanto no Romantismo a figura da mulher passa não ser idealizada e sim representada de modo concreto com