a cultura da agora
Introdução
Este trabalho será realizado pela aluna Inês Sofia Pereira, numero 1734, da turma T4, da Escola de Serviços e Comércio do Oeste. O trabalho foi pedido pela professora Patrícia Dias no âmbito da disciplina de História e Cultura das Artes. O tema a abordar no trabalho será “A cultura da Ágora” e será apresentado com a seguinte ordem:
Apresentar a arte grega em todas as suas vertentes (pintura, escultura, cerâmica e arquitectura)
Caracterizar o Templo do Parténon e o Templo de Atena Niké
Elaboração da biografia de Péricles
Caracterização da Democracia grega
Exploração da cidade de Atenas dando destaque ao conceito de pólis, e a todos os seus espaços mais importantes como a Ágora e o Templo.
Assim os objetivos deste trabalho são:
Explorar a arquitectura, escultura, cerâmica e pintura gregas
Conhecer a estrutura e a dinâmica da cidade de Atenas
Referir o papel do grego Péricles
Pretendo utilizar a intermete como recurso para a realização deste trabalho.
A arte grega Pintura
A pintura da Grécia Antiga, foi no seu tempo umas das mais populares e mais prestigiadas formas de arte, contudo hoje devido á sua quase inexistência de exemplares passou a ser pouco conhecida. Tudo o que se sabe da pintura da Grécia Antiga deriva de fontes literárias e de cópias romanas.
A pintura foi aplicada em diversos tipos de suporte de onde surgiram novas modalidades de arte, como: a estatuária (a estatuária e uma obra de escultura criada para representar uma entidade real ou imaginária), a cenografia (a cenografia é a arte e a ciência de projetar e executar a instalação de cenários para espectáculos teatrais ou cinematográficos) e a arquitectura.
Os gregos foram autores de inovadoras técnicas como a perspectiva, o modelado tridimensional com o uso de sombras e o ilusionismo trompe I’oeil. Estas novas técnicas tornaram-se a base da pintura ocidental ao longo dos séculos e ainda hoje são utilizadas na pintura contemporânea. Foram