A cultura da ágora
As Pólis eram as cidades-estado da Grécia antiga. São entendidas com a comunidade organizada, formada pelos cidadãos. (Homens nascidos em solo da cidade, livres e iguais).Estas Cidades possuíam um alto nível de independência, tinham liberdade e autonomia política e económica. * Espaço urbano de Atenas
O espaço urbano de Atenas compunha-se de uma fortaleza no ponto mais alto -a acrópole-, de uma zona labiríntica na parte baixa que inclui a ágora – praça pública-, dos campos envolventes e especialmente do porto – o pireu-,porta aberta para o mar.
* Onde se situava e que importância tinha a ágora Ateniense?
A ágora era a praça pública da cidade e situava-se na parte baixa das mesmas. Era de importância elevada pois desempenhava várias funções:
• Política – sede do governo e administração da cidade;
• Económica – mercado com lojas fixas, para atividades comerciais, oficinais e artesanais;
• Religiosa – templos e estátuas de deuses;
• Judicial – tribunais, que, reuniam nas stoas ou no areópago;
• Cívica – discussão livre e aberta à participação de todos os cidadãos interessados, valorizando-se a arte de bem falar em público e a racionalidade dos argumentos.
* Como Teve origem a Mitologia Grega?
A mitologia teve a sua origem em acontecimentos de ordem social ou moral que os sacerdotes e o povo contaram ao longo dos tempos, em histórias feitas lendas, herdadas dos Micénicos, e na aitia ou interpretação dos fatos inexplicáveis.
Os Gregos adoravam vários deuses (politeísmo).
Descrevem-nos como seres semelhantes aos homens na forma (antropomorfismo) e nos sentimentos, paixões, defeitos e vícios; mas distinguem-nos pela superlativização das qualidades humanas, sempre belos, jovens e inteligentes; e pela imortalidade.
Os Deuses eram alvo de culto cívico na cidade, por toda a população da pólis, em ritos coletivos e segundo um calendário oficial.
semideuses * Filhos de mãe divina e pai mortal ou vice-versa *