suco de uva
O mercado de sucos de uva tem crescido em média de 15 a 20% ao ano, sendo que os sucos naturais/integrais tem um incremento ainda maior de 40% ao ano. Nos últimos anos a comercialização do suco de uva duplicou, atingindo um crescimento de 117%.
Segundo pesquisas, o suco brasileiro 100% de uva está migrando para países árabes e esta região é bastante promissora nesse mercado, já que há restrições para o consumo de bebidas alcóolicas pela população por questões religiosas (LEOUVE, 2013).
O interesse por tal nicho de mercado surgiu, basicamente, da avaliação da necessidade de projeção de uma indústria de sucos de uva natural/integral, uma vez que a maioria das indústrias utilizam as uvas americanas para fabricação de vinhos, além do próprio mercado que mostrou-se promissor na área, uma vez que foi verificado que houve um aumento significativo na comercialização do suco de uva nos últimos tempos.
No cenário econômico atual, para a viabilidade de implantação de uma empresa, há a necessidade de que tal análise seja feita baseada nos custos projetados para a mesma, calculando a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio dos produtos a serem elaborados, podendo para tal, utilizar-se de uma pesquisa exploratória, por meio de um estudo de caso em uma indústria de suco gaúcha, com abordagem qualitativa e quantitativa.
A utilização de uma ferramenta como o plano de negócio possibilitará avaliar a viabilidade da abertura de uma microempresa de sucos de uva, pois irá auxiliar no que diz respeito à sistematização das ideias, uma vez que possibilita um planejamento mais eficiente em um mercado tão competitivo como o atual, uma vez que todas variáveis devem ser avaliadas. Para tal será avaliado a identificação, estrutura legal, localização, clientela, concorrentes, produtos oferecidos e fornecedores do negócio em questão, possibilitando um estudo mais relevante anterior à viabilidade do projeto.
Aliando as condições climáticas para cultivo da videira, a