A culinária africana no brasil
Quando os africanos escravizados chegavam ao Brasil, eles tinham uma vida completamente diferente daquela a que estavam acostumados na África. A rotina de trabalho era difícil.
A alimentação escrava era pobre em nutrientes e compostas basicamente de farinha de mandioca, carne-seca ou peixe, feijão e rapadura.
Muitas vezes os senhores permitiam que os escravizados cultivassem legumes, frutas e cereais para complementar a alimentação.
A culinária resultou de varias mistura entre ingredientes vindos da África e indígenas e dos portugueses. Devido á falta de alimentação da época.
História da Feijoada.
A feijoada, um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. O prato consiste na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes.
Na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos ou pés, e davam tais partes aos seus escravos.
Como a alimentação dos mesmos era baseada apenas em cereais, como milho e feijão, resolveram pegar as partes do porco que eram rejeitadas e juntá-las com o feijão, cozinhando tudo em um mesmo recipiente, além de adicionar água, sal e pimentas diversas à mistura Estava feita a primeira feijoada.
Fruto do Dendê
O dendê é fruto de uma palmeira de origem africana, com uma vasta utilidade não só na nossa culinária, ele teve origem no oeste da África é o segundo óleo mais produzido e consumido no mundo, dando destaque a região sudeste da Bahia. O azeite - de - dendê, teve seu uso no início pelos negros mais com o objetivo de realçar sua beleza, sendo utilizado para passar no corpo e nos cabelos. Depois veio a ser útil na produção de vinho, de onde era retirada do centro do broto nos ramos do dendezeiro, só mais tarde a introdução à culinária.
.
Pode-se perceber que muitas palavras de origem africana nomeiam pratos e ingredientes de nossa