A critica de arte
Tarefa e significado da critica
Segundo o autor nesse primeiro parágrafo, a arte é um objeto de estudo, a partir da cultura moderna. Por uma disciplina especifica, chamada de a crítica da arte, e age segundo metodologias próprias, que visa a interpretação e avaliação das obras artísticas.
Essas obras artísticas foram sempre objeto de juízo e valor e dadas como componentes de um patrimônio cultural que exigia atenções particulares por parte da sociedade e dos seus órgãos representativos, interessados em conserva-las e em transmiti-las.
O facto de na situação atual da cultura, a crítica e necessária a produção e afirmação da arte, legitima a hipótese de uma espécie de caráter inacabado. A crítica desempenha acima função mediadora, lançaria uma ponte sobre o vazio que se tem vindo a criar entre os artistas e o público.
Também é citado que só a partir do século XVlll, que a literatura sobre a arte tomou a forma de disciplina critica. Que se desenvolveu em vários níveis: filosóficos, polemico, informativo, literário, historiográfico.
No segundo paragrafo Giulio fala que a critica e necessária para a produção e afirmação da arte, que acaba tendo a função de mediadora.
Ainda mais quanto se pretende que a arte seja acessível a toda a sociedade, sendo valida para todos, sem distinções.
Já no terceiro paragrafo Giulio fala que antes da Revolução Industrial a arte era modelo da produção econômica e as técnicas faziam parte do sistema tecnológico do artesanato. Ele nos informa a vivencia da arte e a sociedade, que aconteceu durante as transformações do século XVlll. A arte também gera uma nova ponte entre a sociedade e a interligação com outras áreas, que não focam somente no artístico, mas também em um avanço para outras esferas da sociedade.