a crise hidrica
Isabela Araújo do Nascimento, RA: 002201301531
Lucas Mendes da Silva, RA:002201301538
Natalia Toledo Bianchi, RA: 002201301819
Tais de Jesus Abreu, RA: 002201301854
A CRISE DOS RECURSOS HÍDRICOS ATUAL
Profª Cristina Das Graças Fassina
ITATIBA, 2015
SUMÁRIO
DISTRIBUIÇÃO MUNDIAL DA ÁGUA 1
SUA IMPORTÂNCIA E UTILIDADES 1
A SITUAÇÃO ATUAL 1
CAUSAS DA CRISE 1
PRINCIPAIS SETORES AFETADOS PELA CRISE 1
REVERSÃO 1
INTRODUÇÃO
SITUAÇÃO ATUAL
Um dos assuntos mais discutidos atualmente é a falta de água, principalmente no estado de São Paulo, mas em vários outros lugares do mundo a população vem sofrendo há muito tempo essa crise. Nos Estados Unidos, por exemplo, o estado da Califórnia está enfrentando o quarto ano seguido de seca. Em Cingapura o estado também é crítico, porém o governo e a população tomam medidas para que a situação não se agravasse ainda mais, eles utilizam eletrodomésticos econômicos em agua e energia, as crianças aprendem desde cedo a usar pouca água e os jardins têm plantas que sobrevivem a um período longo de seca.
Antigamente, ouvia-se falar da falta de água no nordeste, quem imaginaria que a rica região Sudeste’ enfrentaria tal crise. Os maiores reservatórios que atendem a Grande São Paulo, Alto Tietê e Cantareira, estão com níveis críticos, sendo que o segundo entrou no volume morto em maio de 2014 e até agora não saiu dele.
Enquanto em alguns lugares sofrem com a falta d’água outros sofrem com a abundância da mesma, como no Rio Grande do Sul, onde a precipitação tem sido tão intensa que a distribuição de água foi cortada, pois a cheia dos rios impede a captação.
Sem previsão de chuvas significativas para os próximos meses, o que resta é a racionalização e a conscientização da população para que a situação não se agrave ainda mais.
CAUSAS DA CRISE
Duas palavras definem muito bem a crise dos recursos hídricos causadas pela