a crise da grecia
No caso dessa saida se efetuar os bancos externos (COORPORACOES MULTINACIONAIS) ficariam em situacao delicada e um desastre financeiro se iniciaria, entretando os governos da Alemanha e da Franca nao deixariam isso ocorrer, ja que as consequencias de “efeito domino” poderia piorar ainda mais a situacao de crise e deixa-la ainda mais desastrosa.
Isso mostra a preocupacao de ambos os paises de terem a responsabilidade de garantir a manutencao do bloco, tendo que mais uma vez usar de seus recursos financeiros para salvar seus bancos e evitar um colapso no sistema economico. (MULTIPOLARIDADE)
Para a economia grega, os efeitos imediatos seriam drásticos, embora alguns especialistas concordem que, no longo prazo, a medida permitiria a recuperação do país. (UNILATERALIDADE) (INSTABILIDADE/ ESTABILIDADE)
O primeiro efeito seria o abandono do Euro, a volta do dracma, antiga moeda greda, ou a adoção de uma nova moeda que laveria ate 80% a menos que o euro.
Mesmo que o governo entre com medidas de ajuda, é possível que alguns bancos não tenham estabilidade suficiente para sobreviver. Empresas com dívidas em euro provavelmente não conseguiriam pagar seus deftis– já que o débito aumentará consideravelmente de tamanho em relação ao valor da nova moeda – e quebrarão também. (MUDANCA DO STATUS QUO INTERNO)
Com a desvalorização da moeda, os preços de produtos importados também devem aumentar, o que seria mais um problema para a Grécia, uma vez que ja importa cerca de 40% dos alimentos que consome, quase todo o seu petróleo e gás natural, e grande parte dos seus medicamentos. (ATOR FRACO)Outra consequência seria a desvalorização dos produtos gregos, já que haverá uma concorrencia para vende-los e o preco seria cada vez