A criança e o livro
O livro faz um paralelo entre dois hábitos fundamentais: o hábito alimentar e o hábito de leitura. A criança comerá o que a sua família ou grupo social come. Só a educação pode criar os bons hábitos, e este hábito se forma cedo. É muito difícil a formação do hábito de ler. É por este motivo que existe a literatura infantil que desenvolve não só a imaginação das crianças, mas facilita também a expressão de idéias.
A literatura infantil oportuniza situações nas quais as crianças possam interagir em seu processo de construção do conhecimento, possibilitando assim o seu desenvolvimento e aprendizagem. A capacidade de ler está intimamente ligada à motivação, pois a criança que lê com desenvoltura se interessa pela leitura e aprende mais facilmente, e a criança interessada em aprender se transformará num leitor capaz.
Os autores trazem algumas regras básicas para os pais incentivarem a leitura dos filhos como: uma visita a papelarias e livrarias que é importante na valorização dos livros, além de ser bom programa para pais e filhos. Como desde cedo a criança gosta de ouvir a história de sua vida a mais importante para ela, os pais podem aproveitar este momento também para incentivar o gosto pela leitura nos seus filhos. Histórias sobre fatos reais são importantes, porque ajudam a criança a entender sua origem e que tipo de relações existe entre ela, as pessoas e os lugares. Folhear álbuns de família é uma ótima dica.
As histórias lidas somam-se às inventadas, passando a fazer parte de um mundo onde a realidade e a imaginação se completam. Os livros aumentam muito o prazer de