Relatório de quimica
O objetivo da titulação é a determinação da concentração ou da massa da fórmula mínima do material químico titulado compondo um líquido puro ou uma solução. O material químico titulante, compondo outro líquido ou solução é utilizado para atingir o objetivo , mediante uma reação química que apresente pelo menos uma mudança observável. Geralmente o titulante preenche a bureta, enquanto o outro encontra-se no Erlenmeyer. A seguir adiciona-se sob agitação o titulante abrindo-se cuidadosamente a torneira da bureta. A reação química entre o titulante e o titulado permitirá a titulação. A cada adição do titulante, a reação consome parte do titulado. Se todo o titulado for consumido pela última adição do titulante, sem que sobre excesso de titulante atinge-se o ponto de equivalência. É muito fácil atingir o ponto de equivalência no simulador, porém não tão fácil no experimento com os reagentes químicos.
MATERIAIS E REAGENTES:
Erlenmeyer de 125 mL
Bureta
Funil
Balança Analítica
Comprimido de AAS
Reagente hidróxido de sódio
Etanol
Água
Solução Alcoólica de fenolftaleína
PROCEDIMENTOS:
Para a realização do experimento, inicialmente foi feita a pesagem e foi colocado no Becker 0,14g de AAS (acido acetilsalicílico), e adicionado 20mL de água no Erlenmeyer sendo despejado o AAS (acido acetilsalicílico) e em seguida adiciona-se 20 mL de etanol . Em seguida colocamos o peixe magnético até se dissolver por completo o comprimido.
Foi acrescentado na bureta H2SO4 e foi sendo despejado na até na solução que estava cor de rosa até torná-lo transparente de novo. Esse procedimento foi adicionado 17 mL de