resumo do livro a criança e o número
Em seu livro “A criança e o número”, Constance Kamii se propõe a responder dúvidas referentes à aplicação de pesquisas e também da teoria de Piaget no ensino do número. Também se pode compreender que as crianças desde muito pequenas estão em contato com a Matemática, mas a criança ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, repetindo e exercitando, ela aprende sim resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos e utilizando seus conhecimentos, os números estão presentes no cotidiano, onde elas vivenciam e participam de situações sociais de troca, venda, compra.
O primeiro capítulo fala que para Piaget há três tipos de conhecimentos: conhecimento físico, lógico-matemático e social. Observa-se que o conhecimento de como acontece à formação do conceito de número em crianças pequenas é de fundamental importância para a prática nas salas de aula da educação infantil.
O conhecimento físico é o conhecimento dos objetos da realidade externa que são as propriedades físicas que podem ser conhecidas pela observação, elas são criadas mentalmente pelas pessoas quando relacionam com dois objetos. Então de acordo com Piaget o número é, “uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos (por abstração reflexiva). Uma é a ordem e a outro é a inclusão hierárquica.” (p.19). Agora já o lógico-matemático a origem deste conhecimento é interna onde a criança consegue ver que há mais elementos em um todo do que somente nas partes em si. E o conhecimento social que são as reuniões construídas, como sua natureza que é resultante só da vontade. Este conhecimento necessita de uma estrutura lógico-matemática para a organização e assimilação. Enquanto que a fonte do conhecimento lógico-matemático é interna.a do conhecimento físico e o social são parcialmente externas. Enfim, conceitos numéricos não são adquiridos através da linguagem. Assim, a estrutura lógico-matemática do