a criancça e um grande pesquisador
A primeira coisa que me chama atenção na educação reconstrutiva é o nome em si. Pedro Demo guarda um profundo respeito pela proposta progetiana chamada reconstrutismo, normalmente a gente produz um conhecimento totalmente novo. No sentido de uma nova construção, o termo reconstrução é muito mais realista.
Vemos que a pesquisa vem acompanhada de um processo de apreensão do conhecimento, para se aprender é preciso de informação e de formação. Segundo Pedro Demo não há aprendizagem sem procura, deve se vasculhar as informações disponíveis para uma melhor compreensão. O conhecimento não é meramente transmitido pelo professor, entretanto o mesmo é absolutamente importante nesse processo.
A pesquisa no campo da prática pode ser inserida no ensino fundamental, primeiramente se fazendo uma aula meramente expositiva, onde as crianças serão obrigadas a assistir, fazendo suas anotações para realização das provas, como também se expressar e argumentar como um sujeito capaz de ter suas próprias idéias. Peaget sempre disse que a criança é uma grande pesquisadora e curiosa, quer ver as coisas, quebrar brinquedos para ver o que tem lá dentro, pergunta muito, porém muitas das vezes, a escola é que não está atenta as vontades das crianças.
Pedro Demo afirma que a curiosidade infantil deve ser estimulada e instigada e se o educador souber aproveitar essa potencialidade, se torna uma grande competência do mesmo.
A educação reconstrutiva é importante na formação da criança, pois as mesmas conseguem inserir seu aprendizado dentro da sociedade, facilitando seu convívio em tal meio. O educador consegue provocar essa reação na criança, sendo uma relação de sujeito não de objeto.
A distinção entre competência e conhecimento são coisas que convivem em sentido contrário. A competência técnica é um instrumento que contribui para uma sociedade mais participativa, onde os horizontes são compartilhados. É importante que o conhecimento seja manejado