A corrida pelo crescimento
Ao longo da história até chegar aos dias atuais o mundo veio sofrendo diversas transformações, até mesmo o modo de falar sobre diversas coisas, com tanta tecnologia e modernidade o mundo passou a ser dividido em países industrializados e em países em desenvolvimento, sendo que essa nomenclatura é bem recente. E o surgimento de países em desenvolvimento na economia mundial é um fato que vem sendo bastante discutido.
Ao pensarmos nos diversos países do mundo, alguns países possuem uma importância maior em relação a sua participação na população e na renda global, uma vez que para comparar os níveis do PIB é necessário converter as moedas nacionais numa unidade comum, que reflete as diferenças de poder de compra dos vários países ao longo do tempo, na maioria dos países não existia contabilidade da renda nacional antes do século XX.
Baseando em estimativas de Maddison houve três períodos marcantes na História que merecem atenção. O período de 1000 a 1500, onde a Ásia, a África e a América do Sul tinham uma economia mundial esmagadora, o período de 1500 a 1820 onde começou alguns vestígios de mudanças, e o período de 1820 a 1950 que a importância desses três continentes caiu. Assim, no ano 1000, a Ásia, a África e a América do Sul tinham 82% da população mundial e 83% da renda global, permanecendo altas até o ano de 1500. A Índia e a China tinham juntas 50% da população mundial e da renda mundial. E a Europa Ocidental, Ramificações do Ocidente, Leste Europeu, antiga URSS e o Japão eram menos importantes na economia mundial.
Entre 1500 e 1820 começaram algumas mudanças, alguns países que tinham altas porcentagens começaram a cair e outros começaram a subir, assim no fim do século XVIII as distinções entre países ou regiões eram mais geográficas ou políticas do que econômicas.
Bairoch estimou que no século XIX e na primeira metade do século XX a situação mudaria drasticamente, a divisão internacional do