A corrente do bem
· Sua tendência ao verbalismo é contida pelo uso freqüente do soneto.
· Seu grande tema é o amor. O amor em suas múltiplas manifestações: saudade, carência, desejo, paixão, espanto. Registra uma nova concepção sentimental, mais concreta, mais livre de preconceitos, mais atenta às mulheres. Em seus poemas, destrói noções como a da eternidade do amor - dogma do Brasil patriarcal ? em versos célebres como aquele "que seja eterno enquanto dure", extraído do Soneto da fidelidade.
Tanto no tom exaltado, cheio de ressonâncias, como no tema e forma, a poesia inicial de Vinícius de Moraes está impregnada de religiosidade e misticismo neo-simbolistas. Em oposição às liberdades formais da 1ª fase do Modernismo, o poeta parece querer recuperar o espiritualismo na poesia.
_____________________________________________________________________
2. Ramon
· A partir dos anos de 1940 e 1950, o poeta se inclina por uma lírica comprometida com o cotidiano, buscando inclusive os grandes dramas sociais do nosso tempo.
Vou citar algumas obras de Vinicius de Moraes
•O caminho para a distância
•Novos poemas
•Pátria Minha
•Livro de Sonetos , dentre outros ! Além de poeta, Vinícius de Moraes trilhou com êxito a carreira de compositor de música popular, tornando-se o grande letrista da Bossa Nova, com clássicos como Garota de Ipanema e Chega de saudade. A exemplo do soneto, a canção obrigou-o a restringir seus excessos verbais.
* Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música
________________________________________________________________________
3. Emerson
A partir de Cinco Elegias, sua poesia se transforma. Não tão longa, revela uma maior liberdade de escolha e de expressão. Os temas desse poeta lírico são, por excelência, agora