A cor
A cor luz é aquela que pode ser observada através dos raios luminoso, ela pode se decompor em diversas cores, sendo a própria cor. Ela te como síntese aditiva a luz branca. A cor pigmento é aquela que a luz refletida é que vai determinar a sua denominação, é a substância material que absorve, refrata e reflete os raios luminosos, a sua síntese é oposta a da cor luz, sendo ela subtrativa. Sendo assim, a cor luz refere-se as luzes e a cor pigmento refere-se ao pigmento, as tintas.
Estudos realizados no decorrer dos anos afirmam que a cor tem a capacidade de influenciar o psicológico do ser humano, provocando reações como a de estimular ou tranquilizar, influenciando o estado de espirito, as emoções e até mesmo a saúde. Devido a esse fato, foram atribuídos efeitos e significados para as cores, levando em conta a influencia das cores no comportamento das pessoas.
A primeira fachada analisada foi uma fachada em que há um predomínio da cor branca. A cor branca é um dos resultados da mistura de das cores primarias aditivas, em proporções iguais. Ao analisar as classificações das cores ela terá diferentes definições, o branco na cor luz é definido como a cor da luz, já na cor pigmento ela é definida como a ausência de cor. Ela reflete todos os raios de luz, porem não absorve nenhum, por isso a sua clareza máxima. Trata-se de uma cor pura.
O branco remete ao limpo, ao puro, a inocência, a sinceridade e a calma. Um ambiente branco causa o efeito de sentir-se alegre, limpo. É um ambiente claro, menos substancial e que transmite leveza. O branco é utilizado para a obtenção de tonalidades mais claras.
Na segunda fachada analisada a cor que predomina é a cor preta. O preto, ou a cor negra, trata-se da cor mais escura do espectro. Ela é