A cor da nossa cultura
Justificativa: O desconhecimento gera omissão e ainda produz indivíduos preconceituosos e violentos nos diversos aspectos da vida humana. Percebe-se que há uma
necessidade de um maior envolvimento dos educandos com contexto africano. Tendo em vista que os africanos contribuíram em muito para o desenvolvimento cultural brasileiro. O presente projeto foi elaborado para que os alunos sejam informados e formados para atuarem numa sociedade mais justa e igualitária desprovida de preconceitos e violência. Considera-se que este trabalho se constitui em um dos primeiros passos para formação de uma nova geração de cidadãos autênticos que exercitam verdadeiramente o senso crítico e a ética.
Objetivo geral: Proporcionar condições aos alunos de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura afro-brasileira.
Objetivos específicos: Contextualizar a história dos afro-descendentes por meio de pesquisas e debates. Expor a síntese dos conteúdos pesquisados em murais e cartazes. Perceber os diferentes tipos de religião, costumes e línguas presentes na África. Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação européia e na atualidade.
Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como: expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas, etc.
Metodologia: A metodologia se fundamentará em um contexto que proporcione ações didáticas centradas na ação/reflexão/ação e na resolução de problemas que possibilitem os alunos a pensarem na questão de forma ética. Para tanto, os materiais de trabalho serão escolhidos a partir da realidade dos alunos para que possam tecer relações entre o conteúdo abordado e seu cotidiano. A contribuição cultural dos