PROJETO A COR DA CULTURA
Gestora: Maria Madalena Ramos Ferreira
Coordenadoras: Jussara Carla Michelis JUSTIFICATIVA As leis n° 10.639/03 e n°11.645/08 são frutos de um processo histórico de lutas que os movimentos sociais desenvolveram com o objetivo de rever os terrores, mitos, teorias, visões históricas e mentalidades a respeito dos povos afro-indígenas e implantadas, de forma impositiva, nos diferentes espaços-tempos de produção de saberes e subjetividades. (SILVÉRIO, 2010, p.91)
Por conta disso, o presente projeto é desenvolvido na Escola Estadual Professor Samuel Benchimol, junto aos alunos das modalidades de ensino fundamental e médio, haja vista, as políticas educacionais formuladas a partir dos novos marcos constitucionais têm como diretrizes “a afirmação das identidades étnicas, a recuperação das memórias históricas, a valorização das línguas e ciências dos povos indígenas e o acesso aos conhecimentos e tecnologias relevantes para a sociedade nacional” (BRASIL, 1996, p. 79).
Ao realizarmos o Projeto Afro-Indígena com comunidade interna e externa da escola, conseguiu-se minimizar a discriminação e o preconceito a essas duas etnias (índio e afro). Por conta disso, este projeto é incorporado no Projeto Político Pedagógico, com uma abordagem sistemática e atividades como artes plásticas, oficinas teatrais, oficinas de histórias em quadrinhos (gibiteca), música e dança, ao longo do ano letivo.
Sendo assim, o projeto aqui sugerido e elaborado, tem como objetivo norteador, além de promover a integração entre diferentes disciplinas, despertar o educando para as diferenças étnicas existentes no Brasil. O que nos leva à execução de tal projeto, não é apenas a obrigatoriedade das referidas Leis, mas o desejo de promover a valorização de todas as etnias no contexto escolar e em nossa comunidade.
Enquanto instituição educacional, as ações aqui descritas nos permitirão também está permitindo que a promoção da cidadania se faça presente