A copa do mundo de 2014
O Brasil irá sediar a Copa do Mundo de 2014, o país vai gerar varias oportunidades de empregos permanentes e temporários, Podendo trazer vários benefícios econômicos e sociais. Mas também pode trazer certos malefícios como o desemprego. A copa do mundo é muito mais que um evento esportivo, é um evento que envolve questões políticas e grandes investimentos que nem sempre recebem retorno. É um evento que pode trazer benefícios econômicos e sociais, mas também pode trazer certos malefícios como o desemprego pós-copa e a criação de “elefantes brancos”. Apesar de tudo, uma ótima oportunidade de desenvolvimento para um país. Com ela são criadas milhares de vagas de emprego, são feitos pesados investimentos em infra-estrutura e também há um aumento no fluxo turístico. Mas, sem um planejamento em longo prazo, ela pode trazer grandes problemas, a exemplo de outros países.
O desemprego pós-copa é um dos problemas causados quando não há um planejamento em longo prazo. Com o fim da copa, há uma diminuição nas ofertas de emprego, e trabalhadores que investiram em sua capacitação para trabalhar antes e durante o evento não encontram áreas para atuar, com isso há um aumento na taxa de desemprego.
A criação de “elefantes brancos” também é um serio problema. Durante o período de preparação do evento, são feitos grandes investimentos em infra-estrutura, são feitas grandes obras que não encontram uso após o fim do evento. Com isso surgem os “elefantes brancos”, ou seja, grandes estruturas onde sua manutenção é maior que o lucro gerado pela mesma.
Portanto, a copa do mundo pode trazer muitos benefícios econômicos e sociais, mas sem o devido planejamento ela pode trazer malefícios nas mesmas proporções. Deve-se, portanto, fazer um planejamento não apenas visando o evento, mas as conseqüências futuras.
Nome:
A COPA DO MUNDO