A copa do mundo de 2014
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM Gestãoambiental
silvana antunes barbosa
COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL
MOBILIDADE
Mogi das Cruzes
2011
SILVANA ANTUNES BARBOSA
COPA DO MUNDO DE 2014 NO BRASIL
MOBILIDADE
Trabalho apresentado ao Curso (Gestão ambiental) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Interdisciplinar].
Mogi das Cruzes
2011
INTRODUÇÃO
A Copa do Mundo de 2014 é nossa e já começou. Ela coloca em jogo nada menos do que a capacidade de todo um país se organizar para tornar realidade as oportunidades que um evento dessa magnitude propicia não apenas ao esporte, mas à economia, à sociedade e ao futuro da nação. As cifras envolvidas na realização de uma Copa do Mundo impressionam e dão uma idéia da dimensão dos negócios que podem ser gerados e revertidos em lucro e desenvolvimento.
Copa é uma indústria que movimenta bilhões de dólares, atua em diversos setores da economia e gera muitos empregos. Muitos mesmo. Para 30 dias de celebração mundial, ela requer anos de preparação e uma cadeia produtiva altamente impactante para o meio ambiente.
A Copa do Brasil já está sendo chamada de a “Copa Limpa” ou a “Copa Sustentável”. No entanto, para que ela realmente se concretize, precisamos resolver dois pontos nevrálgicos: transportes e construção civil. Quem mora nas maiores cidades do país sofre com a precariedade dos transportes públicos, sendo praticamente obrigado a utilizar veículos particulares para a mobilidade diária.
Pelo lado da construção civil, por mais que já se discuta amplamente a sustentabilidade no setor, não há como negar o brutal impacto da atividade no meio ambiente. Sem contar que para a Copa haverá a necessidade urgente de construção e reforma no setor hoteleiro e a modernização dos estádios já existentes, assim como a construção de outros estádios.
Além de atacar problemas no setor de transportes e construção, precisamos resolver problemas mais básicos do