A Coordena O Motora
A partir do momento em que somos fecundados, iniciamos um processo de desenvolvimento, com mudanças constantes que acontecem por toda a vida. Nossa meta é criar situações que facilitem todo esse processo de desenvolvimento, sempre visando melhoras em nossas capacidades físicas. Nossa alimentação, o estilo de vida sedentário ou não, nosso trabalho, a quantidade de horas que dormimos, enfim, tudo isso leva nosso corpo a adaptações. Esses ajustamentos podem também trazer malefícios, que podem ser evitados com um estilo de vida mais saudável e ativo.
A coordenação motora faz parte de todos os movimentos que realizamos por toda a vida. Cada vez que realizamos e melhoramos a execução de determinada tarefa ou movimento, melhoramos a coordenação motora. Existe um conjunto de informações armazenadas pelo cérebro, que são mandadas ao nosso corpo. A capacidade que o corpo possui de desenvolver esse movimento nós chamamos de coordenação motora. Atividades como correr, pular, andar, abaixar, levantar ou realizar movimentos que exijam maior habilidade faz parte do repertório motor. A velocidade e a agilidade que cada um responde a determinadas tarefas demonstram o nível de capacidade motora. As conseqüências de quem não desenvolvem a coordenação motora são principalmente a noção espacial prejudicada, lateralidade precária e o tempo de reação defasado.
Na última década, as crianças enfrentam alguns "inimigos" do desenvolvimento motor. Principalmente nas grandes cidades, o desenvolvimento urbano tem modificado e muito a vida das crianças. Até a década de 90, era muito comum ver crianças brincando nas ruas. Futebol, esconde-esconde, pega-pega, subir em árvores, pular corda, eram algumas das atividades praticadas por grandes grupos de crianças. Com o desenvolvimento da cidade, o aumento de veículos circulando, aumento da criminalidade, evolução tecnológica e econômica (facilidade para adquirir produtos tecnológicos como