Trabalho Coordena o Motora Geral
6º SEMESTRE
CAPACIDADES FISICAS: COORDENAÇÃO
Poliana De Andrade Pereira
Centro Universitário Claretiano
BATATAIS, JUNHO 2015.
Coordenação Motora
É a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticos (grandes músculos), resultando em uma ação global mais eficiente, plástica e econômica. Este tipo de coordenação permite a pessoa dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos de um modo geral. Podemos perceber uma boa coordenação motora verificando a destreza, velocidade, competência e a energia que se demonstra nos movimentos.
Coordenação Motora Geral
É caracterizada por envolver a grande musculatura como base principal do movimento. Esse tipo de coordenação motora faz com que as pessoas consigam dominar o próprio corpo e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que os indivíduos andem, arremessem, pulem ou façam outros exercícios do mesmo tipo.
Em relação às crianças, a coordenação motora geral é fundamental, pois auxilia na capacidade para atividades do dia-a-dia como comer e se movimentar de forma espontânea a fim de promover novas experiências, favorecendo um desenvolvimento motor típico para a fase adulta.
Coordenação motora específica.
A coordenação motora específica permite que as pessoas possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade. Jogar futebol e jogar basquete usa-se coordenações diferentes.
Consequências do não desenvolvimento da coordenação motora
As consequências do não desenvolvimento da coordenação motora são principalmente a noção espacial prejudicada, lateralidade precária e o tempo de reação defasado.
“Crianças que apresentam sintomas de transtorno do desenvolvimento da coordenação (''TDC'') aos sete anos de idade podem correr maior risco de sofrer depressão e outros problemas de saúde mental a partir dos dez anos”.