A Contribuição do Basquetebol
CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA
A CONTRIBUIÇÃO DO BASQUETEBOL DIVERSIFICANDO ASPECTOS DOS VALORES E MOTIVADORES DENTRO DO AMBITO ESCOLAR
ITU
2014
LUIS EDUARDO RIBEIRO DA SILVA N°32
A CONTRIBUIÇÃO DO BASQUETEBOL DIVERSIFICANDO ASPECTOS DOS VALORES E MOTIVADORES DENTRO DO AMBITO ESCOLAR
ITU
2014
SUMÁRIO
JUSTIFICATIVA
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
Geral
Específicos
CRONOGRAMA
PLANO DE AULA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
JUSTIFICATIVA
O jogo é um patrimônio cultural da humanidade que deve ser compreendido também como uma manifestação social presente em nossa cultura em todas as fases da vida e, assim, como nos apresenta Marques (2001). Dessa forma, compreendemos ser o basquetebol um ambiente educacional por excelência, uma vez que oferece inúmeras e imprevisíveis situações-problema a serem superadas por quem joga (GARGANTA, 1995), assim como acontece no convívio em sociedade.
O basquete por ser uma atividade que sua prática contribui para desenvolver na criança e adolescentes os controles emocionais, psicológicos e físicos, trabalhando o seu praticante como um todo, merece ser incluído nas aulas de educação física escolar. Balbino e Paes (2005) dizem que na pedagogia no basquete há cinco pontos presentes na educação das crianças que todo educador deve ter conhecimento: movimento humano, inteligência múltiplas, aspectos psicológicos, princípios filosóficos e aprendizagem social. Estes fatores influenciam diretamente no processo de aprendizagem.
Mais para que esses objetivos sejam alcançados deve-se adotar uma postura ou metodologia menos desportiva partindo assim para uma de caráter mais educativo evitando as especializações precoces, abusando de movimentos amplos adequados para a faixa etária sendo norteados pelo lúdico. Assim tornando justificada sua pratica na escola, pois esta abordagem vai de encontro com o objetivo da educação física que é proporcionar um leque de atividades que contribua para as formações físicas,