PERGUNTA 1
1. A finalidade de uma pesquisa científica não é apenas produzir ao seu final um relatório ou descrição de fatos levantados, mas o desenvolvimento da interpretação de tais dados. Para tal é necessário estabelecer uma fundamentação teórica.
Em relação à fundamentação teórica de uma pesquisa, pode-se afirmar que:
I.São os pressupostos teóricos sobre os quais o pesquisador fundamenta sua interpretação;
II.É um conjunto de títulos cujos textos compreendem em uma transcrição de pequenos textos de autores diversos, que são chamados de citação;
III.Na pesquisa qualitativa as bases teóricas são utilizadas para discutir conceitos e justificar categorias de análise;
IV.Nos estudos quantitativos ou experimentais as teorias são formuladas indutivamente com base na análise dos dados.
São verdadeiras as afirmações contidas em:
II, III e IV
I, III e IV
I, II e III
I e II
I, II, III e IV
0,25 pontos
PERGUNTA 2
1.
De acordo com a afirmação de Bachelard (1972, s.n.) é incorreto afirmar: “A linguagem científica é, por princípio, uma neo-linguagem. Para ser entendido na cidade científica, é preciso falar cientificamente a linguagem científica [...].” Referência: BACHELAR, Gaston. Conhecimento comum e conhecimento científico. Revista Tempo Brasileiro, n. 28, 1972.
a.
Ao indicar a autoria da afirmação dentro do parêntesis, o correto é colocar o sobrenome do autor com letra maiúscula.
b.
Na referência bibliográfica o correto é destacar (negrito ou itálico) o nome do artigo e não o nome da Revista.
c.
A referência bibliográfica não contempla todos os elementos essenciais para a correta localização do artigo, como, por exemplo, a indicação do número de páginas (intervalo).
d.
Todo o texto transcrito foi extraído do artigo de Bachelard (1972), publicado na Revista Tempo Brasileiro. Trata-se, portanto, de uma citação direta.
e.
O recurso [...] é indicativo de que não ocorreu a transcrição integral do texto, ou seja, houve a eliminação