A contribuição de associação de pais e professores para o implemento da função social da escola
Karina Teresa Felipi
Professora Tutora Externa Joanita Cândido da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PEC 0020) – Prática Educativa Interdisciplinar
12/06/10
RESUMO
A escola que por sua vez tinha o papel de ensinar, passou a absorver a função de educar para a vida no que se referem os aspectos sociais, morais, espirituais, entre outros. Acredita-se que a inclusão da família na escola será a única forma para alcançar todos os objetivos. Certamente a idéia de gestão democrática está vinculada a essa função social que a escola deve cumprir, sendo fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, família e escola, em relação aos objetivos que desejam atingir.
Palavras-chave: Educação. Família. Escola.
1 INTRODUÇÃO
A escola é constituinte e constitutiva da sociedade em que está inserida. Não podemos pensá-la de forma independente da realidade social. As ações desenvolvidas na escola refletem o momento histórico que a sociedade está vivendo. Dessa forma a escola torna-se mais real, atuante, na comunidade em que está inserida.
A escola para ser atuante necessita envolver a comunidade, professores coletivamente buscando desenvolver ações que reflitam a história da qual a sociedade está envolvida.
Alunos, pais, professores, funcionários e membros da comunidade ao participarem da vida escolar educam e são educados na construção de um bem público comum.
O desenvolvimento de um trabalho coletivo requer atuação da comunidade escolar e local na construção e na implementação de um projeto político pedagógico no qual as responsabilidades sejam compartilhadas, a confiança seja mútua, a sensibilidade para ações inovadoras e criativas sejam princípios observados e a educação de qualidade sejam a principal finalidade.
2 ESCOLA, COMUNIDADE E FAMÍLIA, UM NOVO DESAFIO
É esse universo escolar que deve ser