A Contribui o de uma Cooperativa de Erva Mate para o Desenvolvimento do municipio de Canoinhas
STEFANI DEMIKOSKI
A CONTRIBUIÇÃO DE UMA COOPERATIVA DE ERVA MATE PARA O MUNICIPIO DE CANOINHAS - SC
CANOINHAS 2015
STEFANI DEMIKOSKI
A CONTRIBUIÇÃO DE UMA COOPERATIVA DE ERVA MATE PARA O MUNICIPIO DE CANOINHAS - SC
Projeto de Pesquisa apresentado como exigência para obtenção da Bolsa de Pesquisa Art. 170, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC, Campus Canoinhas, sob Orientação do (a) Professor (a) Reinaldo de Lima Junior.
CANOINHAS
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Apresentação do Tema 3
1.2 Problema 3
1.3 Justificativa 3
1.4 Objetivos 4
1.4.1 Objetivo Geral 4
1.4.2 Objetivos Específicos 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1 Empreendedorismo 5
2.2 Negócios 6
2.3 Desenvolvimento Regional 6
3 MATERIAL E MÉTODOS 7
4 RECURSOS 7
4.1 Recursos Humanos 7
4.2 Recursos Financeiros 7
4.3 Materiais Permanentes 8
5 CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação do Tema
Cooperativa é uma associação de pessoas que se unem para atender necessidades econômicas, culturais e sociais que possuem em comum. A sua constituição exige no mínimo 20 (vinte) pessoas, com o objetivo de gerar ou aumentar a renda do grupo de cooperados, a adesão é voluntária e livre, aberta a qualquer pessoa.
Entre os benefícios estão à interação com outros agentes de mercado, compra em conjunto de insumos, venda em comum da produção, armazenagem, industrialização e organização do trabalho. A adesão do cooperado a cooperativa, não gera vínculo empregatício com a mesma, a produção é entregue a cooperativa sem a incidência de impostos.
O sistema cooperativo está dividido em ramos conforme a área em que atuam como: Cooperativas Agropecuárias, Cooperativas de Consumos, Cooperativas de Créditos, Cooperativas de Produção, entre outros.
As cooperativas possibilitam que pessoas autônomas e com desvantagens na inserção no mercado aumentem sua competitividade, melhorem sua renda e sua condição de trabalho,