A Contabilidade e Seus Instrumentos: Administração, Direito e Matemática
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTABILIDADE, ADMINISTRAÇÃO, DIREITO E MATEMÁTICA 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 35
4 CONCLUSÃO 37 REFERÊNCIAS 38
1 INTRODUÇÃO
Esta compilação de informações visa evidenciar os diversos ligamentos entre estas ciências, Contábeis, Administrativa, Jurídica e Matemática, que se completam mutuamente, assim como exemplificar a aplicabilidade das demais em relação ao cotidiano contábil, este que terá ênfase ao longo do texto, sendo diretriz na maioria dos tópicos.
2 CONTABILIDADE, ADMINISTRAÇÃO, DIREITO E MATEMÁTICA
A partir do texto que segue, a demonstração da interdisciplinaridade entre Contabilidade, Administração, Direito e Matemática será dividida em itens e subitens para melhor entendimento.
2.1 CONTABILIDADE
2.1.1 Contabilidade - Origem
A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e não surgiu em função de qualquer tipo de legislação fiscal ou societária, nem embasada em princípios filosóficos, ou em regras estipuladas por terceiros, mas sim pela necessidade básica e prática do próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, mensurar resultados e analisar a evolução de seu patrimônio. Os primeiros sinais, encontrados em sítios arqueológicos de Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã, deram-se pelas fichas de barro, que eram instrumentos de diferentes formas, utilizados na contagem de bens e produções da época, como animais e itens agrícolas.
Desde então, muitas tentativas foram sendo elaboradas, ao longo dos séculos, até que o método das partidas dobradas, difundido pela primeira vez por Luca Pacioli, em 1494, mostrou-se o mais adequado, produzindo informações úteis e capazes de atender a todas as necessidades dos usuários para gerir o