A CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO
Com a crescente demanda de produtos industrializados e conseqüentemente, a aparição de diversas empresas competindo pelos mesmos clientes. Desta forma se torna crucial que as empresas estejam estruturadas para atender não somente a demandas de seus clientes, por produtos de alta qualidade, mas assim como produtos cujo preço seja competitivo perante os olhos do consumidor.
Desta forma, a correta interpretação e composição dos custos dos produtos vendidos passam a ser uma necessidade de sobrevivência para as empresas. Os gestores precisam ter pleno conhecimento do custo produtivo de sua indústria, para que possam então medir a sua evolução, analisar os seus impactos nas margens, reduzir os desperdícios e gastos desnecessários, desta forma desenvolvendo planos de ação para o controle destes custos e aumento de lucratividade.
Neste contexto, algumas disciplinas são de extrema importância para esta compreensão de negócios, como a Contabilidade de Custos e Industrial, que apresentam metodologias e entendimentos sobre o custeio mais apropriado para certo tipo de segmento. A Contabilidade Gerencial que totalmente alinhada com Sistemas de Informação, proverá aos gestores e acionistas, informações gerenciais financeiras para as tomadas de decisões que impactaram diretamente no futuro da empresa. No mundo atual, onde não mais existem fronteiras de negócios e competição, informações gerenciais rápidas e precisas se tornam uma realidade para qualquer tamanho de empresa e em qualquer segmento.
Os sistemas integrados são grandes aliados a Contabilidade, seja ela, de Custos, Industrial ou Gerencial, pois simplificam as atividades transacionais, aumentando a qualidade, reduzindo possibilidade de erros, e aceleram a emissão de informações e reportes aos gestores.
2. Desenvolvimento
a. Custos industriais
Compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens.
A