A contabilidade na industria de transformação
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ADELSON RODRIGUES DA SILVA
análise exploratória a partir das medidas de tendência central e dispersão: média, variância e desvio padrão
Castanhal-Pa
2009
ADELSON RODRIGUES DA SILVA
análise exploratória a partir das medidas de tendência central e dispersão: média, variância e desvio padrão
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estatística Aplicada.
Orientador: Prof.
Castanhal-Pa
2009
INTRODUÇÃO
Em Estatística a média é o valor médio de uma distribuição, determinado segundo uma regra estabelecida a priori e que se utiliza para representar todos os valores da distribuição.
Na teoria da probabilidade e na Estatística, a variância de uma variável aleatória é uma medida da sua dispersão estatística, indicando quão longe em geral os seus valores se encontram do valor esperado. A variância de uma variável aleatória real é o seu segundo momento central e também o seu segundo cumulante (os cumulantes só diferem dos momentos centrais a partir do 4º grau, inclusive). Em estatística, o conceito de variância também pode ser usado para descrever um conjunto de observações. Quando o conjunto das observações é uma população, é chamada de variância da população. Se o conjunto das observações é (apenas) uma amostra estatística, chamamos-lhe de variância amostral (ou variância da amostra).
Em probabilidade e Estatística, o desvio padrão é a medida mais comum da dispersão estatística. O desvio padrão define-se como a raiz quadrada da variância. É definido desta forma de maneira a dar-nos uma medida da dispersão que: 1. seja um número não negativo; 2. use as mesmas unidades de medida que os nossos dados.
Faz-se uma distinção